30 mai 2024
Sabia que o Dia Internacional do Brioche se celebra a 14 de maio? É o momento perfeito para se deliciar com uma das especialidades de pastelaria mais apreciada pelo mundo inteiro.
O brioche tornou-se uma estrela global. Nos últimos três anos, as pesquisas online cresceram mais de 15%, com 20% a destinarem-se a novos lançamentos a cada ano! Mais de 1000 novos produtos de brioche foram lançados em mais de 60 países.
Então, mas o que é um brioche exatamente? Brioche é uma massa de panificação “doce” tradicionalmente feito com manteiga e ovos que lhe confere um sabor rico, ligeiramente doce e amanteigado. O brioche também é conhecido pela sua textura macia e fofa.
O brioche mais autêntico e clássico vem da Normandia, região do norte de França famosa pela qualidade da sua manteiga. Curiosamente, em receitas de brioche muito autênticas, são necessários 400g de manteiga por kg de farinha. O nome "brioche" vem da antiga palavra francesa "brier", que significa "amassar a massa". Ao longo dos séculos, os brioches espalharam-se por muitas regiões, e agora existem mais de 30 tipos diferentes de brioche em França, com quase todas as regiões a terem a sua própria especialidade.
França, é conhecida pelas suas belas paisagens, pela sua rica cultura e história, e Paris é frequentemente chamada de cidade do amor. O charme e o romantismo de Paris são reconhecidos mundialmente, explicados pelas suas grandes avenidas e monumentos como a Torre Eiffel ou a Pont des Arts, também chamada de ponte dos amantes.
Além da sua herança cultural, a culinária francesa é muito celebrada, com mais de 600 restaurantes com estrelas Michelin em França em 2022. E com mais de 30 tipos de brioche disponíveis - não faltam brioches deliciosos para saborear.
Alguns dos tipos mais populares de brioche em França incluem Brioche Parisienne, Brioche Vendéenne, Brioche de Nanterre e Tropézienne. O Brioche Parisienne é um tipo de brioche em forma de duas bolas de massa uma sobre a outra e foi popularizado no século XVIII. Brioche Vendéenne é um brioche trançado tradicionalmente feito na região de Vendée, em França, e frequentemente servido em casamentos e celebrações pascais.
Brioche de Nanterre é um brioche retangular em forma de pão com origem no início de 1900 na cidade de Nanterre. Já o Tropézienne é um brioche de açúcar recheado com creme e foi criado por Alexandre Micka na década de 1950 na cidade de Saint-Tropez.
Do clássico brioche francês ao brioche totalmente vegetal, bem como ao brioche com um toque mais saudável, descubra uma variedade de receitas inovadoras e traga não apenas um toque de França à sua gama de produtos, mas também responda às necessidades do consumidor. Contacte-nos e perceba como o poderemos ajudar a desenvolver os seus produtos de brioche.