“9 em cada 10 consumidores leem informaçõesnos rótulos dos produtos.” – Taste Tomorrow
Não existe uma definição concreta para ingredientes ou produtos com rótulos limpos. O conceito de “Etiqueta limpa” é impulsionado pelo desejo dos consumidores de uma maior transparência e preferência por ingredientes naturais, familiares e fáceis de entender.
À semelhança de outras megatendências, os consumidores decidem as suas próprias definições do que significa ter uma alimentação “mais clean”. Embora o conceito de “clean” seja amplo, os consumidores geralmente definem “ter uma alimentação mais clean” como uma dieta que prioriza os alimentos com ingredientes naturais e/ou orgânicos, sem aditivos, incluindo produtos que passam por processos mais amigos do ambiente.
Os aditivos asseguram a validade dos alimentos processados ao longo de todo o processo, desde o seu fabrico até chegar ao consumidor.. Também são utilizados para modificar as propriedades sensoriais dos alimentos como sabor, aroma, textura e aparência. Várias organizações governamentais (cfr. EFSA, FDA) regulam, monitorizam e analisam os efeitos dos aditivos alimentares relativamente a potenciais efeitos nocivos na saúde antes de serem aprovados para consumo.
A ambição da Puratos é criar soluções clean(er) label sem comprometer a validade , propriedades, sabor ou textura dos produtos. Assim, agimos de acordo com a filosofia de que cada ingrediente tem a sua razão de ser. . Por isso, apoiamo-lo em todo o processo para tornar as suas especialidades de panificação, pastelaria e chocolate Clean(er) Label, reduzindo a lista de ingredientes e promovendo produtos naturais, sempre que possível.
A nossa definição de “Clean(er) Label”:
A ambição da Puratos para criar produtos Clean(er) Label vai muito para além da lista de ingredientes. Além do rótulo mais limpo, é um compromisso fornecer soluções alimentares clean(er) label com informações claras e transparentes, ajudando os consumidores a fazerem escolhas alimentares informadas.
De acordo com consumidores estudo Taste Tomorrow, 71% dos consumidores comprariam mais produtos de panificação que tivessem apenas ingredientes naturais. Este indicador cresceu significativamente desde 2022.
Em relação aos produtos embalados, 9 em cada 10 consumidores leem as informações do rótulo que constam nas embalagens:
Queremos ter um papel proativo ao oferecer nutrientes mais benéficos ao mercado. É por isso que incorporamos nutrição em tudo o que fazemos.
Descubra as soluções nutricionais direcionadas da Puratos para necessidades alimentares personalizadas, promovendo saúde e bem-estar.