2 jan 2024
A previsão de tendências do Taste Tomorrow para o setor de panificação com base em uma pesquisa global com 20.000 pessoas em 50 países, bem como na ciência de dados on-line de ponta baseada em IA.
Estas são as 3 tendências mais quentes que estão moldando o setor de panificação em 2024:
Essas tendências se originam de percepções fornecidas pelo Taste Tomorrow, o mais extenso programa de pesquisa de consumidores do setor de panificação, confeitaria e chocolate. Ele não é apenas o maior programa do gênero em todo o mundo, mas também o mais abrangente, com a participação de 20.000 consumidores em 50 países. Nossa abordagem exclusiva mescla perfeitamente extensas pesquisas com consumidores com rastreamento on-line avançado e sempre ativo usando as mais recentes técnicas de IA semântica, revelando as principais necessidades e motivações dos consumidores que impulsionam essas tendências.
A pesquisa da Taste Tomorrow se baseia em três pilares:
Saiba mais sobre os métodos de previsão de tendências do Taste Tomorrow.
De baseado em plantas a exclusivo de plantas
A mudança sísmica constante na preferência do consumidor de alimentos de origem animal para alimentos de origem vegetal está remodelando o setor de panificação. Embora muitos pães já sejam totalmente veganos, alguns produtos de panificação dependem muito de ovos, manteiga e laticínios. De acordo com nossa pesquisa, 56% dos consumidores em todo o mundo estão interessados em opções de produtos de panificação (doces) à base de vegetais. Portanto, a demanda por inovações em panificação à base de vegetais é enorme, especialmente no Oriente Médio e na África (74%), na América do Sul (70%) e em muitos países da região Ásia-Pacífico (68%).
Empresas como a Soy Concha Bakery já aproveitaram a oportunidade. Elas desenvolveram versões à base de vegetais do pan dulce, os tradicionais pães doces mexicanos. Mas, à medida que a tendência baseada em vegetais evolui e amadurece, vemos que os consumidores agora querem mais do que apenas versões veganas dos clássicos.
52% dos consumidores já acham que as alternativas à base de plantas têm um sabor tão bom quanto o dos produtos alimentícios de origem animal, portanto, agora os precursores e criadores de tendências estão procurando receitas claramente à base de plantas que conectem as propriedades exclusivas das plantas. Estamos observando uma mudança de "à base de plantas" para "exclusivo de plantas". Os pratos veganos agora estão incorporando ingredientes à base de plantas por suas próprias características sensoriais ou de sabor, e não como uma substituição ou imitação.
Intestino feliz, vida feliz
Não é o assunto mais sexy para se discutir, mas os consumidores não estão nem aí. A saúde intestinal é um tema em alta e as pessoas estão obcecadas em ter uma digestão adequada e um intestino saudável. Essa é uma excelente notícia para o setor de panificação, pois 85% dos consumidores dizem que as fibras têm um efeito positivo na digestão e o pão integral é uma das fontes mais populares e conhecidas de fibras
Com essa crescente conscientização sobre a saúde intestinal em todo o mundo, os consumidores passaram a ter mais conhecimento sobre o funcionamento exato do intestino e sobre os ingredientes que devem escolher. 7 em cada 10 consumidores agora também concordam que os bióticos (probióticos, prebióticos e pós-bióticos) são ingredientes confiáveis para melhorar a digestão. Globalmente, esse é um aumento de 7% em comparação com 2021, com a maior mudança vindo da Europa (54% em 2021 vs. 65% agora).
Os consumidores também acreditam que melhorar a saúde intestinal tem um efeito positivo no bem-estar mental, uma crença mantida por 79% dos consumidores. Isso se traduz na busca por alimentos multiuso que não agridam o intestino. Pense em lanches que facilitam a digestão e que também melhoram seu humor, como os biscoitos da Toto Foods. Seu biscoito de aniversário com gotas de chocolate branco vegano e granulado colorido é promovido como "uma festa na sua boca (e no seu corpo inteiro)", porque melhora a saúde intestinal, mas também ajuda a estabilizar seu humor e melhora o desempenho e o foco.
Esse interesse cada vez maior na saúde intestinal anda de mãos dadas com a moda da massa fermentada. Não é mais apenas a bela aparência artesanal que atrai os consumidores para os produtos de panificação de massa fermentada. O pão fermentado com massa fermentada se destaca por sua digestibilidade superior, resultado de seu processo de fermentação prolongado. Essa fermentação lenta traz uma série de vantagens: maior liberação de vitaminas, minerais e aminoácidos, o que contribui para melhorar o conteúdo nutricional.
62% dos consumidores percebem os produtos de massa fermentada como saudáveis neste momento, um aumento impressionante em comparação com 2021, quando apenas 52% das pessoas tinham essa crença.
O grande apelo da alimentação limpa
Por quais benefícios dos produtos de panificação os consumidores estão dispostos a pagar mais neste momento? O frescor é o número 1 indiscutível, mas o segundo pode surpreendê-lo: é a naturalidade e uma lista de ingredientes "limpa". Rótulos de produtos limpos e facilmente compreensíveis estão evidentemente em alta demanda. Os consumidores não apenas preferem produtos de panificação minimamente processados e livres de aditivos artificiais, mas 28% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por eles.
De fato, 71% dos consumidores em todo o mundo comprariam mais em padarias onde tudo é feito com ingredientes naturais. Em 2021, isso era verdade apenas para 66% dos consumidores em todo o mundo. Especialmente os consumidores norte-americanos mudaram fortemente sua atitude em relação a essas padarias totalmente naturais, com um aumento de 54% para 66%.
O pão feito com ingredientes naturais é visto como mais saudável. Portanto, as pessoas agora estão estudando atentamente os produtos que compram, esperando comer da forma mais limpa possível. 3 de cada 4 pessoas em nossa pesquisa recentemente olharam as informações da embalagem de produtos de panificação. Lá, seus olhos se voltaram instantaneamente para a lista de ingredientes.
Portanto, se você estiver aproveitando essa tendência, certifique-se de comunicar isso claramente na embalagem do seu produto. Além de usar rótulos como "não transgênico", "sem aditivos artificiais" e "sem adoçantes artificiais", você também pode comunicar claramente a lista de ingredientes na parte da frente do produto, se tiver coragem. Uma medida que já é popular entre as empresas de barras energéticas, como a RXBAR, que preencheu toda a parte frontal de sua barra de proteína com nada além da lista de ingredientes, que termina com um "No B.S." bem irônico.
Durante todo o ano, compartilhamos as próximas tendências de panificação, as tendências de confeitaria on-line e as mais recentes percepções dos consumidores no Taste Tomorrow.com. Inscreva-se em nosso boletim informativo e não perca a oportunidade de ficar à frente da curva e levar seu negócio para o próximo nível.