2 jan 2024
A previsão de tendências do setor de confeitaria da Taste Tomorrow se baseia em insights de uma pesquisa global com 20.000 consumidores em 50 países, juntamente com a mais recente análise de dados on-line baseada em IA.
Prepare-se para introduzir inovações em suas criações de confeitaria e adicionar algumas tendências. Nós alinhamos as três tendências de consumo mais importantes para 2024 que emergiram de nossa mais recente pesquisa global Taste Tomorrow. Fique por dentro das tendências mais quentes em bolos, patisserie e doces e, ao mesmo tempo, entenda o que atrai os consumidores para essas modas.
Estas são as 3 tendências mais quentes que estão moldando o setor de confeitaria em 2024:
Essas tendências estão firmemente fundamentadas nos resultados do Taste Tomorrow, o programa de pesquisa de consumidores mais abrangente do setor de panificação, confeitaria e chocolate. Ele é a maior e mais inclusiva iniciativa do gênero no mundo, reunindo a opinião de 20.000 consumidores em 50 países. Nossa abordagem diferenciada mescla perfeitamente extensas pesquisas com consumidores com rastreamento on-line avançado e sempre ativo usando as mais recentes técnicas de IA semântica, revelando as principais necessidades e motivações dos consumidores que impulsionam essas tendências.
A pesquisa é baseada em três pilares:
Saiba mais sobre os métodos de previsão de tendências do Taste Tomorrow.
Harmonizando o artesanato tradicional com a tecnologia de ponta
Com o apoio da pesquisa pioneira Taste Tomorrow, o movimento "Tech Inspired" é a força motriz que está moldando o cenário da confeitaria em 2024. Ele se estabeleceu firmemente como a tendência global de crescimento mais rápido do setor. Em sua essência, está a integração de tecnologia de ponta, como a IA, impulsionada pelo crescente apetite dos consumidores por experiências gastronômicas únicas e memoráveis - uma tendência que chamamos de "Experience Delight". Essa transformação é especialmente evidente à medida que os consumidores adotam a conveniência das compras on-line, fazendo com que as confeitarias físicas elevem suas ofertas para experiências excepcionais e inesquecíveis.
Notavelmente, 42% dos consumidores em todo o mundo agora defendem lojas mais automatizadas, um aumento substancial em relação aos 35% registrados em 2018. Essa estatística destaca a crescente demanda por experiências de compras memoráveis e inspiradas em tecnologia, estendendo essa demanda ao setor de confeitaria.
A tendência "Tech Inspired" é atender aos desejos dos consumidores por novidades e memorização por meio da tecnologia. Com os consumidores modernos sendo irresistivelmente atraídos por soluções inspiradas em tecnologia que elevam suas aventuras culinárias, os confeiteiros devem considerar o potencial do ChatGPT - uma ferramenta inovadora de IA. O ChatGPT pode ajudar os confeiteiros a criar receitas inovadoras que redefinem o sabor e sobremesas que surpreendem as papilas gustativas. Além disso, o ChatGPT se destaca na otimização do uso de ingredientes, reduzindo o desperdício e oferecendo recomendações personalizadas para os consumidores que buscam experiências culinárias extraordinárias no âmbito do "Experience Delight".
As lojas físicas podem aproveitar esse interesse do consumidor oferecendo produtos atraentes que despertam a indulgência em um ambiente inesquecível. Ofereça aos seus clientes uma experiência que simplesmente não pode ser reproduzida on-line. Pense na cozinha com paredes de vidro no salão de chá barroco e ornamentado do Demel em Viena. Os clientes podem observar os chefs confeiteiros em ação enquanto saboreiam um pedaço icônico de sachertorte sob os lustres de cristal. Isso proporciona entretenimento e até faz com que o bolo fique mais saboroso, pois os convidados podem observar como ele foi preparado.
Mantenha-se próximo do que é familiar ao inovar
Um dos doces que se tornaram virais no TikTok este ano foi o croissant em forma de cubo da padaria londrina Le Deli Robuchon. Essa massa laminada tem um formato perfeitamente geométrico e vem em uma variedade de sabores, como baunilha, chocolate e matcha com framboesa. Os TikTokkers adoraram fazer fila para comer esse lanche e se exibir mordendo esse novo lanche da moda e compartilhando sua avaliação com o mundo.
Com essa inovação, o chef de confeitaria Ait Elamouam sabe exatamente como atingir o ponto certo. Embora os consumidores gostem de experimentar novos alimentos, eles não estão dispostos a se aventurar muito em territórios desconhecidos. Eles estão procurando inovações com um aspecto familiar, como o confiável croissant em uma forma nova e surpreendente, que seja empolgante de comer, mas que ofereça um sabor e uma textura bem conhecidos. Parece que os consumidores estão se apegando cada vez mais aos clássicos que conhecem e confiam, já que 73% dos consumidores afirmam que gostam de ter um elemento familiar ao experimentar novos tipos de alimentos. Em 2021, esse número era de apenas 67% das pessoas em todo o mundo. Com uma pontuação de 79%, os consumidores da América do Sul, do Oriente Médio e da África são especialmente cautelosos com tudo que é muito novo e diferente.
Satisfaça os consumidores oferecendo produtos que tragam sensações de calor e conforto. Os tradicionais pães quentes, croissants ou bolos tres leches oferecem sabores doces e cremosos adorados por todos e evocam lembranças felizes de reuniões familiares. Se você quiser experimentar, experimente alimentos com texturas diferentes e em novos formatos. Agora, mais do que nunca, a textura é um componente valioso que pode oferecer novidade ou familiaridade a um produto assado. Portanto, adicione um surpreendente centro de caramelo aos seus conhecidos doces ou simplesmente concentre-se em deixar a massa do seu bolo mais fofa.
Certifique-se de prestar atenção especial também à aparência, pois o termo "doce para os olhos" nunca foi tão apropriado como hoje. Há cinco anos, 54% dos consumidores concordavam que um alimento com boa aparência é gostoso. Agora, esse número subiu para 64%. Somos atraídos por bolos dinamarqueses perfeitamente dourados, brilhantes e arejados, porque uma bela criação de massa laminada é um sinal de habilidade e artesanato, assim como um pão de massa fermentada com uma bela orelha grande ou um bombom acetinado e impecável. A aparência é um indicador de qualidade e uma estética artesanal e feita à mão é mais valorizada do que simplesmente a perfeição visual.
Um presente de perto é melhor do que um presente de longe
Antigamente, as coisas de longe se beneficiavam de uma aura de exclusividade e singularidade, mas a situação mudou. Os consumidores agora preferem comprar alimentos locais ou produzidos localmente. 39% das pessoas compram alimentos produzidos localmente ou feitos com ingredientes locais pelo menos uma vez por semana. Agora, os doces e pães locais são valorizados por sua autenticidade. Eles ganham autenticidade com suas receitas especiais e lucram com uma percepção de maior valor e qualidade.
Dois em cada três consumidores querem saber a origem de seus alimentos, portanto, a transparência é fundamental se você quiser lucrar com a tendência local. Não deixe de compartilhar como você prepara seus alimentos, quais ingredientes são usados e de onde eles vêm.
A demanda por transparência é maior no Oriente Médio e na África. 81% dos consumidores querem ser informados sobre as especificações dos produtos. Lá, renomados chefs confeiteiros, como Sahar Parham Al Awadhi, são influenciados por receitas locais e buscam os melhores ingredientes locais para suas criações. A ex-Chefe de Confeitaria do Burj Al Arab - um dos hotéis mais luxuosos do mundo em Dubai - adora trabalhar com produtos como água de rosas ou cardamomo para suas criações exclusivas, como a reinvenção do clássico egípcio umm Ali como uma esfera de chocolate branco com mousse de rosas, esponja de pistache e toffee. Ela prefere usar ingredientes de origem local para trabalhar de forma mais sustentável e apoiar a agricultura nos Emirados Árabes Unidos.
A sustentabilidade também é um fator importante entre os consumidores que optam por alimentos produzidos localmente. 70% acham que isso é melhor para o meio ambiente. Outros 65% acreditam que também é mais saudável comer produtos locais. Portanto, optar pela produção e/ou pelos ingredientes locais torna seus produtos atraentes em muitos níveis e para muitos consumidores diferentes.
Durante todo o ano, compartilhamos as próximas tendências de panificação, as tendências de confeitaria on-line e as mais recentes percepções dos consumidores no Taste Tomorrow. Inscreva-se em nosso boletim informativo e não perca a oportunidade de ficar à frente da curva e levar seu negócio para o próximo nível.